destaques »

23/02/2014 – 20:44 | 11 visualizações

Almoço de domingo aqui em casa agora é sempre por conta do marido (Neto). Cada domingo é uma nova degustação. O mais incrível é que o moço está gostando do esquema e a cada domingo …

Leia a história completa »
Bolos
Carnes
Doces
Massas
salgados
Home » Doces, Receitas

Receita de doce de figo

Enviado por on 22/10/2010 – 12:40 5 Comentários | 3.524 visualizações

Essa receita de doce é das antigas. Acho que hoje em dia poucas pessoas procuram por esse tipo de doce. Atualmente tudo é muito industrializado. Até as crianças gostam mais de balas, chocolate, pirulito e essas bolachas horríveis com recheio pior ainda.

Mas tenho fé de que alguém nesse mundo ainda goste de comer bem e de saborear as quitandinhas da roça. Sim, porque doce de figo, de mamão, de abóbora, de cidra, de laranja, entre outros são especialidades do interior, da roça…

Não é muito difícil de fazer não! Talvez na cidade grande seja mais complicado achar o figo verde. Mas deve ter.

Doce de Figo

Ingredientes:

  • 2 quilos de figo verde
  • água para cozinhar
  • 2 quilos de açúcar cristal
  • 1 litro de água filtrada
  • 4 paus de canela
  • 5 cravos da índia

Preparo:

Pegue os 2 quilos de figo lave e leve ao fogo com água para ferver um pouco. Ele tem que ficar macio mas não pode deixar cozinhar.

Deixe escriar e leve ao freezer de um dia para o outro. No dia seguinte tire-os do freezer e leve-os para baixo de uma torneira com água para tirar a pele do figo.

Feito isto, fure um a um com um garfo e coloque-os em um tacho de cobre com 2 quilos de açúcar cristal, 1 litro de água filtrado, a canela e o cravo.

Deixe ferver até apurar um pouco e a calda engrossar. Aí é só deixar esfriar e colocar em vidros previamente lavados e fervidos.

Esse doce pode ser congelado.

Dicas:

Eu não sei em São Paulo onde se pode encontrar o figo verde. Mas acho que no mercado municipal ou no Ceasa pode-se achar ou mesmo encomendar.

Tags: , , , ,

  • maria joana rodrigues macedo
    Eu gosto muito de fazer doce, pois trabalhei na minha infancia en uma fabrica de doce no sul de minas hoje faço doce para dar de presente para meus amigos. Tenho no meu quintal um pé de figo que quanto vou colher da uns dez quilos de figo é tudo de bom. muito obrigada ainda tem gente que gosto de doce da roça é muito mais saudavel. beijos
  • Marta R.S de Souza
    Essa receita eu ja sabia, aprendi com a minha mãe. Mas queria uma receita sem ter que tirar a casca para fazer porque da muito trabalho. Se tiver alguma receita assim fovar me enviar. obrigado.
  • http://522 alice
    eu nao digitei isso em tedeu agora
  • http://quitandinhas.com Juliana
    Pode deixar. Se eu encontrar alguma receita mais fácil eu vou publicar. Abraços.
  • http://quitandinhas.com Juliana
    Segundo eu me informei com uma senhora das antigas, existe sim uma receita em que você pode fazer sem tirar a casca. Uma das técincas é você colocar no tacho o figo com água e um pouco de cinza de fogão à lenha. Com isso o pelo sai e fica a casca. Outra técnica é você colocar o figo dentro de um saco, areia de construção e vai esfregando o figo com a areia no saco até que saia o pelo. A areia vai machucando o figo.
    São técnicas muito antigas e muito mais complicadas.
    Hoje em dia para tirar a casca usa-se dar uma ferventada no figo, não pode cozinhá-lo não, só uma ferventada.(O ponto é quando espetar um palito de dente e ele entrar fácil) Desligue o fogo, escorra a água e deixe esfriar. Congele.
    Depois de congelados, tire do freezer, leve até a torneira e vá esfregando um a um debaixo dágua para tirar a pele. Não é difícil não. Pegue os figos já sem a pele e faça na parte mais godinha dele, embaixo, um corte no formato de uma cruz.
    Depois é só levar ao fogo para preparar o doce.
    Mais dúvidas, pode mandar!
    Obrigada.

    Tirar do congelador e levar debaixo da torneira. Esfregar um a um com a mão até que saia a pelo, com a torneira aberta.
    Aí no contrário do cabo faz-se uma cruz em baixo para poder penetrar a calda.